Overbooking (Aeronave Lotada)

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Sobre o serviço:

Chegar ao aeroporto animado para uma viagem ou ansioso com o retorno para casa, e descobrir que houve um “overbooking” é uma situação muito frustrante. Esse tipo de problema é um dos principais motivos de desgastes entre passageiros e companhias aéreas.

Mas o que de fato é “overbooking”?? Quais são os seus direitos enquanto consumidor diante dessa prática abusiva?? Quais as obrigações da companhia aérea, para minimizar o desgaste e sofrimento do consumidor diante do ocorrido??

“Overbooking” constitui prática abusiva corriqueira na qual ocorrer comercialização de passagens acima dos limites de acomodação da aeronave constitui prática abusiva corriqueira das companhias aéreas

Sempre que o número de passageiros para o voo exceder a disponibilidade de assentos na aeronave, o transportador deverá procurar por voluntários para serem reacomodados em outro voo mediante compensação negociada entre o passageiro voluntário e o transportador.

Em caso de renúncia voluntária, viajantes podem ser realocados em outro voo, no mesmo dia ou em outro. Passageiros também têm o direito de obter o reembolso da passagem e receber auxílios e compensação para hospedagem, deslocamento e outros custos referentes ao transtorno.

Caso você seja voluntário e a companhia não ofereça nenhuma vantagem por isso, saiba que você pode pedir. Isso é uma resolução da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) prevista por lei. A legislação informa que em caso de perda de voo por culpa da empresa aérea, o passageiro tem direito a receber compensações. As mesmas devem ser negociadas com a companhia.

No entanto, diante de um overbooking, muitas pessoas não têm condições de esperar, seja porque têm um compromisso ou outras questões pessoais. Assim, se não houver voluntários, cabe à companhia escolher (ou até mesmo sortear) os que não poderão embarcar. Isso é chamado de preterição involuntária.

No caso de preterição, o transportador deverá, sem prejuízo do previsto da assistência material (comunicação, alimentação, deslocamento até o hotel e eventual hospedagem), efetuar, imediatamente, o pagamento de compensação financeira ao passageiro, podendo ser por transferência bancária, voucher ou em espécie, no valor de:

  • 250 (duzentos e cinquenta) DES, no caso de voo doméstico;
  • 500 (quinhentos) DES, no caso de voo internacional.

Importante salientar que a compensação financeira não exclui o direito a assistência material, que se procederá da seguinte forma:

A PARTIR DE 1H DE PEMANÊNCIA NO AEROPORTO DE 2 A 4H DE PERMANÊNCIA NO AEROPORTO A PARTIR DE 4H DE PEMANÊNCIA
direito à comunicação (internet, telefone etc). direito à alimentação (voucher, refeição, lanche etc). direito à hospedagem (em caso de pernoite) e transporte de ida e volta ao hotel. Caso o passageiro esteja no local de seu domicílio, a companhia deve fornecer transporte até a residência.
  •  Realocação em voo em voo próprio ou de terceiros para o mesmo destino, na primeira oportunidade; ou em voo próprio do transportador a ser realizado em data e horário de conveniência do passageiro; OU
  • Reembolso no prazo de 7 (sete) dias a contar da data da solicitação feita pelo passageiro, devendo ser observados os meios de pagamento utilizados na compra da passagem aérea;
REEMBOLSO INTEGRAL REEMBOLSO PROPORCIONAL
se solicitado no aeroporto de origem, de escala ou conexão, assegurado, nestes 2 (dois) últimos casos, o retorno ao aeroporto de origem; proporcional ao trecho não utilizado, se o deslocamento já realizado aproveitar ao passageiro.
  •  O reembolso em créditos para a aquisição de passagem aérea, mediante concordância do passageiro.
  • Direito a indenização por danos morais e materiais a serem analisados caso a caso. Nessa hipótese, é indispensável a orientação de um profissional especialista em direito do consumidor.
Porque escolher a ICA?
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Porque escolher a ICA?

Nossa trajetória é marcada por resultados concretos! Ao longo de mais de 10 anos, atuamos em todo o Brasil auxiliando e defendendo consumidores em processos judiciais contra companhias aéreas.

Atendemos milhares de clientes que tiveram voos cancelados, atrasados, impedimentos de embarque (overbooking), danos de bagagem ou extravios de bagagem.

Construímos uma sólida reputação de tradição e confiança, nos tornando uma escolha segura para proteger seus interesses. Sabemos que buscar os seus direitos pode ser difícil e burocrático. Por isso estamos aqui para simplificar todo este processo.

Nosso compromisso é oferecer um atendimento humanizado, guiando você em cada etapa da busca pelos seus direitos.

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