Extravio de Bagagem

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Sobre o serviço:

O extravio de bagagem ocorre quando o passageiro desembarca no destino e, ao se dirigir à esteira, não encontra sua bagagem. A perda da mala pode se dar de modo temporário ou definitivo.

Nesse caso, é importante que o consumidor esteja atento a todo as suas obrigações, para evitar o perecimento de seus direitos. Sendo assim, ao constatar que sua bagagem não deixe de:

  • registrar os itens que encontram no interior da bagagem;
  • realizar o protesto junto ao transportador, de imediato, exigindo o Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB);
  • acaso a bagagem seja restituída de modo diverso daquele em que fora despachada, é indispensável o registro de protesto junto a companhia aérea, em até 7 dias do recebimento, sob pena de ser presumida a restituição em perfeito estado;
  • arquivar todos os comprovantes de gastos com itens e utensílios (roupas, calçados, remédios, produtos de higiene etc) de primeira necessidade que precisar comprar em decorrência da perda da bagagem.

Diante do protesto, o transportador deverá restituir a bagagem extraviada, no local indicado pelo passageiro, observando os seguintes prazos:

  • em até 7 (sete) dias, no caso de voo doméstico; ou
  • em até 21 (vinte e um) dias, no caso do voo internacional.

Caso a bagagem não seja localizada nos prazos acima, o transportador deverá indenizar o passageiro em até 7 (sete) dias.

Contudo, há a possibilidade de a bagagem sofrer avarias durante o período de extravio. Nessa hipótese, o transportador deverá, no prazo de 7 (sete) dias contados da data do protesto, adotar uma das seguintes providências, conforme o caso:

  • reparar a avaria, quando possível;
  • substituir a bagagem avariada por outra equivalente;
  • indenizar o passageiro no caso de violação

Acaso o consumidor esteja fora de seu domicílio, a companhia aérea deverá ressarcir eventuais despesas, em até 7 (sete) dias contados da apresentação dos comprovantes das despesas.

Porque escolher a ICA?
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Porque escolher a ICA?

Nossa trajetória é marcada por resultados concretos! Ao longo de mais de 10 anos, atuamos em todo o Brasil auxiliando e defendendo consumidores em processos judiciais contra companhias aéreas.

Atendemos milhares de clientes que tiveram voos cancelados, atrasados, impedimentos de embarque (overbooking), danos de bagagem ou extravios de bagagem.

Construímos uma sólida reputação de tradição e confiança, nos tornando uma escolha segura para proteger seus interesses. Sabemos que buscar os seus direitos pode ser difícil e burocrático. Por isso estamos aqui para simplificar todo este processo.

Nosso compromisso é oferecer um atendimento humanizado, guiando você em cada etapa da busca pelos seus direitos.

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